Envergonhado

Related image

 

Sr. Bastonário e colegas dirigentes da OMD,

 

Estando o senhor e grande parte da sua equipa como responsáveis da Omd há 16 anos, são os colegas os únicos responsáveis pela vergonha que sinto hoje como médico dentista.

Quando abracei a opção por esta profissão há 30 anos fi-lo pelo gosto à mesma; não foi a segunda ou terceira opção, foi mesmo a primeira.

Não o fiz pela roupa Prada ou pelos carros topo de gama, mas pelo gosto da arte dentária, pela independência como trabalhador que posso ter nessa profissão. Os carros, a roupa, as casas, as viagens são a consequência do empenho que possamos ter no nosso trabalho e esta profissão até determinada altura permitia ambicionar uma boa qualidade de vida.

Mesmo com o chavão do dentista é caro, era uma profissão respeitada pela população; o respeito por parte dos colegas de medicina é outra história.

Este ano marca a muitos níveis o atingir do ponto mais baixo na medicina dentária.

Não é o excesso de profissionais que justifica o estado lastimável a que a arte chegou.

A única justificação que encontro está nos órgãos sociais da Omd.

Tudo o que está a acontecer era previsível e o senhor e os seus pares nada fizeram para o evitar.

Quando a Autoridade da concorrência acabou com a tabela de preços os senhores nada fizeram para contornar o problema que daí surgiu.

Em devido tempo deveriam ter sido criadas as guidelines para os diversos tratamentos dentários; essas guidelines associadas à tabela de nomenclatura permitiriam ter o manual de boas práticas médico-dentárias, com isso e com os custos imputados à realização de cada acto médico seria fácil instaurar processos por dumping aos agentes que notoriamente fizessem anúncio a práticas clínicas perto do grátis.

Por outro lado o aparecimento de clínicas dentárias em espaços comerciais devia ter despertado nos senhores um olhar para o futuro e perceberem que esse iria ser o caminho previsível de alguns grupos económicos.

Evitar esta situação?

Simples, caros senhores.

Chama-se código de conduta.

(…) Continua na área reservada: Área de Membros