“A batalha de todos e de sempre”

Ainda a propósito da entrevista encenada ao nosso bastonário, disponível no site da OMD, agora novamente reavivada pela revista dentalpro.

Nesta suposta entrevista levada a cabo por um suposto jornalista, o colega Orlando, bastonário dos médicos dentistas desde há 16 longos anos, tece uma série de afirmações e acusações graves, porque carregadas de imprecisões e omissões.

A integração dos médicos dentistas no SNS, aspiração legítima de toda uma classe profissional mas igualmente de uma população carenciada de cuidados básicos de saúde oral, que ano após ano, tem visto o seu direito constitucional à saúde negado, deve ser levada a cabo com coerência, profissionalismo, honestidade intelectual e um equilíbrio justo para ambas as partes. Incluo o Estado financiador na parte da população.

Arvora-se o colega Orlando em mentor da integração dos médicos dentistas no SNS ao afirmar que “desde que iniciou as suas funções, entendeu que o modelo exequível a seguir era o da optimização da rede de clínicas e consultórios, de adesão voluntária”, que se designa hoje em dia como o programa do “cheque dentista”. Independentemente de averiguar quem decidiu o quê em nome de toda uma classe profissional, sem recurso a auscultação aos colegas p.ex. através da figura do referendo, chegamos a 2017 com o cheque dentista a abranger uma cada vez maior faixa de população.

Nós, na plataforma “Fazer Dentária”, não somos contra a integração dos médicos dentistas no SNS…

(…) Continua na área de membro. Inscreva-se e participe. Aceda aqui.

 

Rui Paiva, OMD 633